Tempo de leitura: 7 minutos
Quem tem poder sobre você segundo o estoicismo?
Você já parou para pensar sobre o fato de que o mundo pode ter poder sobre você no ponto de vista econômico, político e social?
Que dependendo do país onde você nasce, do contexto político e das condições sociais da sua família, todas essas dimensões podem impactar a sua vida?
Por exemplo:
- segundo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social as mulheres indianas, com idade entre 15 a 49 anos, acreditam que o marido tem o direito de bater e maltratar a esposa. (fonte: Jornal online ‘Brasil de Fato. Acessado em: https://www.brasildefato.com.br/2021/10/13/machismo-na-india-dossie-ressalta-o-arduo-caminho-das-mulheres-que-lutam-por-igualdade/
Ou seja, essas mulheres, foram educadas desde meninas de que deveriam aceitar o mal tratamento de seus respectivos maridos.
De mesma maneira, uma pessoa que nasceu em uma região desprivilegiada do planeta terra, como o Sudão do Sul, o Burundi e a República Centro-Africana, está condicionada à vida de miséria pelo simples fato de ter nascido nesta localidade.
Mas agora eu te pergunto…
O mundo tem Poder sobre a tua Vontade segundo o Estoicismo?

Diante das dificuldades das pessoas citadas no tópico anterior ou das dificuldades da sua vida, sabemos que o mundo pode ter poder sobre o teu contexto, sim.
Mas ele tem poder sobre a tua vontade, o teu impulso de viver?
Segundo o Filósofo Marco Aurélio, em sua obra Meditações, ele fala o seguinte:
“É verdade que outros me podem impedir a realização de certas ações, mas não podem obstaculizar a minha vontade, nem a disposição do meu espírito, uma vez que estes sempre se resguardarão e se adaptarão às circunstâncias.”
Ou seja, independente de como esteja a sua vida nesse momento.
De quais dificuldades você enfrenta, qual o contexto em que você foi educada e com quem você se relaciona.
O mundo não tem o poder de “obstaculizar a sua vontade e nem a disposição do seu espírito”.
Portanto, o seu impulso de vida, a sua vontade é só sua, e ninguém tem o poder de destruí-la.
E mesmo que o mundo tente, que tudo esteja se apagando em sua volta, VOCÊ tem o poder de ter ESPERANÇA dentro do seu coração.
O contexto social, econômico, político e jurídico pode impedir a realização de certas ações?

Sim. Até um certo ponto.
Digamos que o seu país tome decisões políticas equivocadas, essas decisões trarão consequências desastrosas para você e para toda a população, como pobreza, desigualdade social, violência e fome.
Leis severas que desestimulam o empreendedorismo e o investimento em empresas nacionais, impactam o capital interno e causa redução na geração de renda, não só para os empreendedores, mas também para os empregados.
Porém…
Mesmo com tais dificuldades que enfrentamos, esses contextos não podem obstaculizar a sua vontade, nem a disposição do seu espírito
O que você pode fazer para que o mundo não tenha Poder sobre a sua vontade e o seu desejo?

Para responder a esta pergunta, trago logo abaixo mais uma citação do Imperador Marco Aurélio, extraída da sua obra meditações:
“O espírito pode vencer todos os obstáculos com vistas à ação, e convertê-los em avanço no sentido do principal objetivo, de modo que qualquer impedimento ao seu trabalho se torna, ao contrário, um auxiliar, e as barreiras no seu caminho se tornam uma ajuda ao progresso.”
Ou seja:
1- converta todo obstáculo à ação, em avanço;
Veja cada obstáculo vencido como um sinal de que você está avançando rumo aos teus objetivos.
2-torne qualquer impedimento ao trabalho em um auxiliar;
Tudo e qualquer coisa que se meter no seu caminho que venha impedir o teu propósito, encare como desafio que vai te deixar mais preparada para alcançar o teu objetivo.
3-torne as barreiras no seu caminho em uma ajuda ao progresso…
Sem luta não há vitórias, portanto as barreiras que colocarem na sua vida são pequenas batalhas a serem vencidas diariamente.
E como você pode fazer para que o mundo não tenha poder sobre a sua vontade e o seu desejo?

Quem tem poder sobre você segundo o Estoicismo? O que fazer para que o mundo não tenha esse Poder de determinar a sua vida?
1a Dica: persista
Continue no seu propósito.
E outra questão muito importante: persistência é diferente de insistência.
A Persistência ocorre quando você continua a fazer tudo o que é possível para que um objetivo viável e que faz sentido para sua vida seja concretizado.
Enquanto a Insistência ocorre quando você continua a investir tempo, dinheiro e/ou energia numa situação ou pessoa que não está alinhada a sua vida.
A persistência traz prosperidade e felicidade.
Já a insistência só causa angústia e frustração.
2a Dica: se resguarde
Evite se expor em situações que podem ter fazer mal.
Por exemplo, contar sobre a sua vida pessoal ou financeira para qualquer um, colocar pessoas estranhas dentro da sua casa, se apaixonar por pessoa que você mal conhece, dentre outros exemplos.
3a Dica: se adaptando às circunstâncias
A vida sempre está em constante mudança.
Portanto, você deve mudar também.
Mudar para pior?! Obviamente que não.
Sempre buscar a mudança no sentido do desenvolvimento sem fazer predadorismo com ninguém, agindo com honestidade, integridade e respeitando os bons valores.
Faça cursos, leia bons livros, bons conteúdos, assista vídeos que agreguem valor na sua vida.
Ou seja, jamais fique estagnada esperando o mundo mudar.
Pois se a sua vida não está boa, é hora de mudar.
E se ela está ideal para você, mude também para a cada dia você SER uma pessoa ainda melhor e a sua vida acompanhar o seu progresso.
Você também vai gostar:
Não Caia em um Relacionamento Rebote
Considerações Finais

Quem tem Poder sobre você segundo o Estoicismo?
De acordo com o estoicismo, há coisas que você tem poder e há outras coisas que o outro tem poder.
Mas para vencer na vida, o seu foco deve está no que você tem poder independente do resultado imediato.
Pois a vitória não está no fato de você ganhar todas as batalhas..
Ela está no processo de você não permitir que o mundo domine o seu “eu”, de você não deixar que ninguém limite o teu poder de agir em busca dos teus objetivos da sua vida.
Lembre-se: o mundo pode ter algum tipo de poder sobre você; mas jamais ele tem poder sobre a pessoa que você É.
Portanto, mesmo diante das dificuldades impostas pela vida, jamais abandone o seu propósito; siga firme e forte em direção a sua prosperidade e vitória!
Um abraço!
Tereza Maciel