Tempo de leitura: 12 minutos
Há muito o que se falar sobre WhatsApp e relacionamento. E pra começar eu te digo uma coisa: Fique Esperta! Olhar Demais O WhatsApp Atrapalha A Paquera.
Sim, se você está conhecendo um cara e vocês trocaram o WhatsApp, cuidado! Não caia na roubada que muitas mulheres caem.
E admito! Eu também já caí.
Mas não tenho vergonha de admitir. Estamos aqui na Terra para aprender, não é verdade?
Pois bem…
Voltando ao assunto. Digamos que você acaba de conhecer um homem e ambos trocam de número de telefone. Então aqui e ali ele manda uma mensagem pra você.
Tudo bem. Mensagem que vem, mensagem que vai. E você gosta de olhar os status. Você tem seus grupos…
Quando você está desocupada, você gosta de olhar as pessoas que estão online. Ler as mensagens recebidas. Às vezes simplesmente você fica movendo a barra de mensagens pra cima e pra baixo, olhando a foto de perfil dos seus contatos.
Ah! Então você lembrou da conversa que você teve com o cara. E você vai reler algumas mensagens. Nada demais, não é verdade?
E depois você vai fazer outra coisa…e tal.
No entanto, sabe que de repente deu aquela curiosidadezinha de vê se o cabra tá online?! Ah , não custa nada. Ele não precisa vê. Na verdade, ele nem vai saber que estou o observando online conversando com alguém que não sou eu.
Pouco tempo depois…
Nossa! Ele viu por último há 5 minutos atrás. Com quem será que ele estava conversando? Será que é outra mulher?
Gente, esse comportamento é muito mais frequente do que pensamos.
Porém, olhar demais o WhatsApp atrapalha na paquera, você sabia?
Portanto, é sobre esse tema que vamos tratar…continue lendo e você compreenderá o porquê. Certo?
O Que Faz A Paquera Ser Emocionante
Pois é. Você conhece um homem que é muito agradável com você, quer um relacionamento sério, mas você não sente emoção por ele.
É como dizemos: é sem sal.
Porém…
De repente você conhece aquele boy magia que mexe com você.
E simplesmente você não consegue dizer NÃO pra ele. O tempo voa quando vocês estão juntos. E tudo se torna incrivelmente emocionante ao lado dele.
Agora eu te pergunto: qual é a diferença entre os dois homens da nossa ilustração?
A diferença é que o primeiro não causa nenhum estado emocional em você. Então você o trata com indiferença emocional.
Enquanto o segundo, por alguma razão, supre alguma necessidade emocional e/ou ativa algum gatilho de atração em você.
Então, por ele mexer com o seu estado emocional, você produz neurotransmissores que causam a sensação de prazer, de bem-estar e de libido em você, tais como a dopamina por exemplo.
Portanto, a sensação de prazer, bem-estar e libido produzido pela dopamina vai estimular comportamentos que oportunize a repetição de sentir tais sensações.
E daqui pra frente, tudo o que acontecer vai depender de como está o seu estado emocional e de como você encara as suas crenças a respeito do tema relacionamentos amorosos.
Se você estiver bem com você mesma, certo, você olha uma vez ou outra e está tudo bem.
Porém, se você estiver carente ou é dependente emocional, tais comportamentos repetitivos de olhar demais o WhatsApp vai se intensificar cada vez mais e virar uma bola de neve.
E o final será desastroso porque realmente vai atrapalhar a paquera com o cara.
Você quer saber como isso acontece? Continue lendo, que vou explicar de forma bem simples pra você.
Repetição Do Momento De Paquera E A Compulsão Em Olhar O WhatsApp
O que vamos conversar daqui pra frente é um paralelo entre o Olhar demais o WhatsApp e o surgimento do vício em Querer o cara.
E ao final do artigo, você vai compreender melhor o motivo do porquê olhar demais o WhatsApp atrapalha na paquera. Beleza?
E para contextualizar, tirei uma citação de um Estudo De Fisher & Vasconcelos. Veja abaixo:
Apesar desta grande influência cultural no desenvolvimento e manutenção do transtorno, os estudos revisados mostraram que a dependência emocional deve ser entendida como um transtorno multifatorial, sendo influenciada também por fatores neurológicos e psicológicos. Pesquisas recentes têm investigado sobre as bases neurológicas do amor, encontrando que estas se assemelham aos mecanismos envolvidos na utilização de substâncias psicoativas (Fisher et al., 2005; Vasconcelos et al., 2002).
Então, veja que a citação acima afirma que os estudos mostram que o processo de amor exagerado, obsessão pelo outro é o mesmo de pessoas viciadas em substâncias psicoativas. Ou seja, a paixão pode tornar-se um vício.
Por isso vamos entender como esse processo de viciamento pelo homem acontece.
O Gostar Repetido Conduz Ao Querer Compulsivamente
Sabendo que amar demais uma pessoa é semelhante ao vício em drogas ilícitas, vamos voltar a imaginar o caso da mulher que olha demais o WhatsApp.
Sabemos que ela adora a companhia e a conversa daquele homem que acabou de conhecer.
E tal como o vício (que também dependente de fatores sociais, emocionais, dentre outros), digamos que você, que representa a nossa personagem (só de faz de conta), teve uma infância em uma família abusiva e disfuncional, tem problema de dependência emocional e sofre de carência afetiva.
Então, ao olhar 1, 2 , 3 vezes o WhatsApp, sente um prazer em olhar o perfil do pretendente. E esse prazer é semelhante ao que você sente quando vocês conversam e se encontram.
A esse prazer o neurocientista denomina de GOSTAR.
Então você repete a ‘olhadinha’. E é recompensada emocionalmente. Depois repete. Até olhar novamente.
E o que acontece com tanta repetição de GOSTAR de olhar o perfil WhatsApp do homem com quem você está paquerando?
Você desencadeia o processo emocional de QUERER. Pronto! Você acabou de desencadear o vício de olhar o celular para espioná-lo.
Por que o GOSTAR olhar o WhatsApp faz nascer o QUERER olhá-lo cada vez mais.
O Gostar De Olhar O WhatsApp É Substituído Pelo Querer Olhar O WhatsApp
E qual a diferença entre GOSTAR e QUERER olhar o WhatsApp de Um homem?
“No cérebro, gostar de algo e querer algo são duas experiências psicológicas distintas”, explica o neurologista em seu texto(
. Ele exemplifica: “gostar” se refere ao prazer espontâneo de provar um chocolate; “querer” é o desejo intenso de comer o chocolate quando o vemos em cima da mesa.[…]
E o que ocorre é um processo inverso: com o repetido uso dessas substâncias, o “gostar” da droga tende a cair (processo que os cientistas chamam de tolerância), mas o “querer” a droga cresce a cada sessão de consumo. (https://www.vix.com/pt/ciencia/550758/como-um-vicio-e-criado-no-cerebro-do-inicio-ao-fim-uma-substancia-e-primordial)
Você lembra, né, que falamos anteriormente que o processo de paixão viciante por alguém é o mesmo processo de viciante por substâncias entorpecentes?
Olhar Demais O WhatsApp E O Vício Pelo Homem
Então, no caso da nossa amiga do exemplo, ela GOSTA de olhar o WhatsApp do cara. E repete esse gostar diversas vezes.
Então sabe o que vai acontecer?
Vai chegar um momento em que ela vai parar de GOSTAR de olhar o celular (conhecido como ponto de intolerância, onde o viciado precisa aumentar a dose para surtir o efeito desejado).
Porém, o QUERER olhar o WhatsApp vai aumentar cada vez mais.
É similar ao viciado que chega ao ponto de parar de gostar de consumir a droga, sente remorso, culpa e até vontade de parar.
Mas não consegue controlar o desejo intenso pela substância (QUERER).
No caso da amiga do nosso exemplo, é aquele momento que ela admite que perdeu o controle, que sente que precisa parar, e que se sente mal após dar aquela espiadinha no perfil dele, porém o desejo de olhar o WhatsApp (QUERER) é mais forte do que ela.
Então ela expande para as outras redes sociais para stalkear o cara.
Olhar Demais O WhatsApp Atrapalha A Paquera
Porque Olhar demais o WhatsApp atrapalha a paquera?
É muito simples: Porque a mulher corre o risco de se viciar no cara.
E eu te pergunto: você conhece algum viciado com comportamentos racionais e emocionais em equilíbrio, principalmente quando estão em crise de abstinência?
Quantos casos por aí a gente vê pessoas cometendo atrocidades para conseguir suprir o desejo ( QUERER) de satisfazer o seu vício?
Agora você pega o caso de uma mulher que permite se viciar num homem (QUERER).
Você acredita que os comportamentos dela diante do relacionamento, principalmente com um paquera, serão saudáveis para um relacionamento mais sério?
Leia também:
É Assim Que As Pessoas De Sucesso Lidam Com Pessoas Tóxicas
Em Termos Práticos, Porque Olhar Demais O WhatsApp Atrapalha Na Paquera?
Gente, foi por isso que eu precisei fazer todo um rodízio de explicações e exemplos para chegar aqui onde eu quero.
Olhar demais o WhatsApp atrapalha na paquera porque a mulher comete um ato de repetir o GOSTAR, e essa repetição causa o QUERER compulsivamente. Ela fica viciada. Nós já vimos isso. Ok?
Então, como isso pode atrapalhar na paquera?
Primeira coisa, esse comportamento atrapalha os relacionamentos em qualquer fase. Até mesmo um casamento de muitos anos.
Porém, com um homem que você ainda está apenas paquerando, o agravante é maior. Sabe por quê?
Porque ele ainda não te conhece de verdade. E você ainda está sendo avaliada. Todo comportamento ‘diferente’ que você apresentar, pode assustar esse cara na mesma hora.
Muitas das vezes, praticamos atitudes que nem nos damos conta. Então os homens paqueram conosco, mas não engata um namoro sério. Eles se afastam da gente.
Portanto, olhar demais o WhatsApp te torna uma mulher viciada no cara e você vai afastá-lo através das suas atitudes irracionais, que dentre a pior delas é o QUERER demais no início do relacionamento. Pode ter certeza!
Comportamentos De Uma Mulher Que Sente QUERER Demais Por Um Paquera (Está Viciada Nele):
- olhar demais ( compulsivamente) o WhatsApp e demais as redes sociais dele para saber o visto por último e que ele está postando;
- ao fazer isso, sente um prazer intenso seguido de culpa ou remorso;
- não consegue se controlar ao tentar parar de stalkear;
- inventa desculpas para olhar demais o WhatsApp e demais redes sociais (processo de racionalização);
- pensa compulsivamente no cara, às vezes perde o sono;
- faz cobranças e fica pegajosa sem ter um relacionamento sério com ele (e ele a deixa).
O Que Fazer Para Evitar O Vício Pelo Homem
Para evitar que você fique viciada num paquera, o primeiro de tudo é você se preencher de Amor-Próprio.
Porque com ele você não vai sentir carência nenhuma. Pois a carência afetiva é um dos principais gatilhos emocionais para o surgimento de qualquer vício.
Já que a pessoa sente falta de si mesma. Mas vai procurar que pessoas ou coisas preencham esse vazio existencial.
E na tentativa de preencher, vai nascer o GOSTAR. O gostar é uma sensação gostosa.
Então ela será repetida através de atitudes como olhar demais o WhatsApp, por exemplo.
Mas a carência de amor-próprio não é preenchida. Então a pessoa vai buscar mais GOSTAR (PRAZER MOMENTÂNEO). E aí nasce o QUERER, que é o vício pelo homem.
Atitudes Práticas Para Não se Viciar No Paquera ( E Em Nenhum Homem)
Quando você conhecer um paquera, por mais interessante que você o ache, evite fazer as seguintes atitudes:
- olhar demais o WhatsApp e demais redes sociais;
- não reler as mensagens do WhatsApp dele, de preferência apagar tudo;
- imaginar o que ele está fazendo agora;
- desfocar das suas atividades para pensar no homem;
- falar demais sobre ele para amigas e outras pessoas;
- dar muita importância para ele;
- acreditar que ele é o homem da sua vida;
- se apaixonar muito rápido;
- enviar mensagens ao longo do dia e esperar resposta por parte dele.
Conclusão
Olhar demais o WhatsApp atrapalha a paquera porque possibilita o processo de viciamento no homem que você ainda não tem um relacionamento sério.
E se você se viciar nele, você vai agir como uma viciada, é claro.
Fato este que vai te colocar em desiquilíbrio emocional, e o homem vai se afastar de você na hora que ele perceber isso.
Até porque ainda não deu tempo dele se apaixonar por você. Todos sabemos que os homens são mais demorados para se envolver emocionalmente com uma mulher.
A menos que ele seja um homem abusador e use todo o seu vício por ele para brincar e se divertir com os seus sentimentos.
O que caracteriza um relacionamento abusivo. Mas você não quer isso. Eu acho!
Então, corte o mal pela raiz.
Evite ficar stalkeando um paquera, namorado ou até marido.
Foque em você. Nas suas atividades e na sua vida.
Ainda mais um paquera, onde ainda não há um relacionamento sério: trate o homem com leveza e desapego.
Faça isso pela sua saúde emocional.
Espero que você tenha compreendido. E qualquer dúvidas, escreva nos comentários logo abaixo do artigo.
Um abraço e tudo de bom!
Tereza Maciel